domingo, 29 de abril de 2012

O sino que dobra pra mim





Em 2010 o meu esposo Urbano e meu filho Hélio me fizeram uma surpresa muito agradável presenteando-me com este sino, pois eles já sabiam que eu queria colocar um em nossa chácara. Além da beleza da peça, os sinos são românticos e nostálgicos. Recordo minha adolescência quando me preparava pra ir à missa com meu namorado e o toque do sino era monótono e harmonioso. Nós nos embalávamos naquele toque e seguíamos pra igreja com muita alegria e nenhuma religiosidade. Era final da década de 70, nós namorados que tínhamos pouco tempo pra ficarmos juntos e o momento mais apreciado era o do sermão do padre quando saíamos da igreja pra trocar abraços e beijos, voltar pra casa e esperar o outro final de semana e mais uma vez o sino tocar...


O meu sino não tem o encantamento da nossa juventude, mas já serviu pra muitos risos. Alguns perguntam-me se é pra reunir os trabalhadores do latifúndio, outros se é pra mostrar o poder da sinhá e coisas mais. Só sei que ele está lá cheio de beleza.


O Sr. Neca que mora na chácara é muito corajoso e cheio de valentia. O Urbano e meu cunhado pensaram em amarrar uma linha de anzol no sino e puxá-la pela madrugada só pra saber se ele irá perto pra ver o que é. Eu acredito que ele irá, mas o desfecho eu lhes conto depois.


quarta-feira, 25 de abril de 2012

Pé de Coité

Vocês conhecem um pé de coité? Também chamam de cuieira, cojuba, calabaça e outros nomes por aí... Acho esse arbusto muito bonito e interessante porque produz frutos que tem diversas utilidades. 





Os frutos globosos são arredondados com 15 a 30 centímetros de diâmetro. As cascas dos frutos tornam-se muito resistentes e ficam com uma cor marrom quase pretas, depois de maduros. A polpa é amarelada e contém muitas sementes. As sementes de elevado conteúdo proteico, podem ser consumidas, se cozidas ou torradas. Depois de retirar a polpa os frutos secos, podem ser usados como recipientes (como as cuias de tacacá), chocalhos, em artesanato e até instrumentos musicais como berimbaus e maracás.



Agora vejam a ideia que tive para aproveitar os coités...
Decidi aproveitá-los e fazer umas casinhas de passarinhos. Depois de prontas, meu marido pendurou-as em locais estratégicos para eles se entusiasmarem com a nova morada e aumentar a família.






(eles ainda não usaram as casinhas novas - costumam demorar uns dias pra se adaptarem à nova morada - mas ja estão bem pertinho)



Reutilizando mais uma panela velha



Encontrei num ferro velho esta panela que estava quebradinha, faltando uma alça e toda enferrujada. O estado dela estava tão precário que o dono do ferro velho nem quis vendê-la, me presenteou. Eu a limpei, depois fiz essas flores com biscuit e passei verniz. Ficou toda charmosa enfeitando minha cozinha. Meu esposo sempre elogia as coisinhas que faço e disse-me que colocará a alça que falta para completar a beleza da peça. 

Espero que gostem!

Abraços



quinta-feira, 19 de abril de 2012

Pinturas em tecido


Uma amiga fez esse paninho de copa e pediu-me pra pintar o que eu quisesse pra ela. Optei por esta sinhazinha, pois estou meio enjoada de pintar frutas. Há um tempo atras fiz esta sinhazinha em uma bolsa e ela ficou linda. Aproveitei que o risco era maior e bordei umas florzinhas na saia, o que enriqueceu mais a pintura.



A minhoquinha é um risco conhecido, mas sempre fica bonito pois é bem coloridinha e enfeita bem as toalhinhas.