terça-feira, 13 de setembro de 2011

Congéia



Não sei se vocês conhecem essa trepadeira que esta embelezando minha chácara com sua primeira florada. O nome é Congéia (Congea tomentosa). Aqui em nossa região não é comum, eu só vi no pátio da USIMINAS em Ipatinga. Eu trouxe a muda da Fazenda Arvoredo de Barra do Pirai (RJ) quando fui fazer um trabalho de campo com meus acadêmicos sobre o Ciclo do café. Ela sempre me lembrará desse lugar maravilhoso que visitei e das muitas viagens como educadora.

"A congéia é uma trepadeira muito vigorosa e exuberante, com textura delicada. Apesar de tropical, ela se encaixa em diferentes estilos de jardins, e pode cobrir cercas, grades, caramanchões, pérgolas, pórticos e coroar muros. Também pode ser conduzida como arbusto e cerca-viva. As podas devem ser realizadas após o florescimento, auxiliam na formação e contenção da planta e principalmente, estimulam seu adensamento. Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica (esterco de curral) e irrigado periodicamente. Trepadeira tipicamente tropical, aprecia o calor e não tolera geadas ou nevascas. Multiplica- se por estaquia ou alporquia, após o florescimento, ou por sementes. Floresce no fim do inverno e início da primavera, exibindo numerosos cachos de pequenas flores brancas, muito vistosas e duráveis, que mudam de cor gradativamente, do rosa para o roxo e posteriormente para o prata, ao longo de várias semanas. A floração é tão densa e abundante que mal se pode ver a folhagem."

http://www.jardineiro.net/br/banco/congea_tomentosa.php




nas duas fotos acima é a minha Congéia, em sua primeira floração e ainda antes das flores mudarem para o rosa mais intenso. Mas vejam abaixo como fica ainda mais linda depois de alguns anos!


(do blog Ciranda do Desenho:http://cirandadodesenho.blogspot.com/2010/12/congeia-no-muro.html)

 (do blog "Nô Figueiredo" http://nofigueiredo.blogspot.com/2010/08/flores-de-inverno.html)

(do blog "a beleza de todas as coisas" http://abelezadetodasascoisas.blogspot.com/2009/08/beleza-do-descobrimento-congeia.html)

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Escapulário de porta


Meus amigos, estou meio "fugida", mas tenho muita coisinha linda pra postar pra vocês. Não sei se já conhecem, mas aqui está sendo muito usado o escapulário de porta. Eu não sou católica, mas tudo que se refere a arte me encanta e vejo os santos reverenciados pela Igreja com muito respeito, póis são almas missionárias que vieram pra dar um impulso na evolução do Planeta.

Este escapulário foi feito por uma amiga muito artista que ainda não criou o seu blog, mas qualquer dia terei a satisfação de apresentar o blog dela pra vocês. Ela faz coisas lindíssimas e se chama Neuza Grossi. Tenho certeza que vocês gostarão do trabalho dela.

(perdoem-me pela qualidade ruim das fotos. foram feitas com celular então perderam o foco.)